Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Prova de Vida do INSS -2021

Leia o texto abaixo, e entenda a melhor forma de fazer a prova de vida do INSS!

Publicado por Ellany Sângela
há 3 anos

A prova de vida é realizada anualmente, e serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício. Desde março de 2020 o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida por causa da pandemia, mas continuou pagando os benefícios.

Entretanto, já voltou a obrigatoriedade para realizar a prova de vida. Em caso de não fazer tal procedimento, o benefício será bloqueado, suspenso ou cessado.

A prova de vida deve ser feita no mês em que realizou a última prova de vida no ano anterior. Ou seja, a pessoa terá que ver qual a última prova de vida e olhar o cronograma (abaixo). Por exemplo: quem fez prova de vida em 04/2019 e deveria fazer em 04/2020 e não fez, deverá fazer até 06/2021.

Algumas pessoas já podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo celular. Esse projeto foi iniciado no ano passado e, para saber se já está disponível para você, acesse o Meu INSS ou Meu gov.br, pelo aplicativo ou no site (gov.br/meuinss) ou, ainda, pelas agências bancárias que oferecem o serviço.

Vale uma alerta: o INSS nunca pede informações pessoais dos segurados, como números de documentos.

Mas se você ou alguém que você conheça, não foi selecionado para fazer a prova de vida por biometria, pode fazê-la no Banco. O segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, carteira de motorista ou a carteira de trabalho. Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Além da prova de vida por biometria facial, quem não puder ir ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença pode fazer a prova de vida por meio de um procurador. Mas, para isso, é preciso que a procuração seja cadastrada no INSS.

O segurado fica sabendo que ele precisa fazer a prova de vida no próprio banco em que o segurado recebe o benefício, pelo aplicativo do Meu INSS, se ele foi selecionado para fazer a biometria facial, ou pelo telefone 135.

Segue passo a passo para prova de vida:

(https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/tutoriais/passoapasso-da-prova-de-vida-digital)

Não deixe passar do prazo!

  • Sobre o autorAtuante em benefícios do INSS.
  • Publicações19
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prova-de-vida-do-inss-2021/1225814423

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)